Eficiência energética

untitled-design-4

UL Testtech atua no Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO com um laboratório responsável pela realização das medições que definem as classes de eficiência energética dos produtos que integram o Programa.  Também realizamos os ensaios referentes ao acompanhamento de mercado que é designado pela coordenação do PBE, visando verificar se a declaração inicial do fabricante/importador ainda permanece válida.

Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) visa prover os consumidores de informações que sobre o desempenho dos produtos, considerando características como a eficiência energética, o ruído e outros critérios que possam influenciar na escolha dos consumidores. Tais parâmetros, propiciam melhor tomada de decisão e compra mais consciente.

Da mesma forma que para o PBE, a UL Testtech também atua na realização das medições que propiciarão aos fabricantes/importadores a obtenção do selo PROCEL/Eletrobrás que é concedido aos modelos de cada produto disponíveis no mercado nacional que apresentam os maiores índices de eficiência energética em cada categoria. O selo PROCEL estimula a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, do ponto de vista energético, minimizando os impactos ambientais no País.

Como os fabricantes/importadores podem participar

Os fabricantes interessados em participar do programa devem consultar o Regulamento do Selo PROCEL de Economia de Energia e o do Selo PROCEL Inmetro de Desempenho, no site do PROCEL , como também o Regulamento Específico para Uso da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia , no site do INMETRO , referente ao equipamento que deseja etiquetar, ou consultar a UL Testtech e nós forneceremos todas as informações necessárias.